quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Eu e a ...Literatura

Como vocês já sabem, eu sou um tipo que não gosta muito de ler apesar de ser contraditório em relação ao curso que frequentamos. De facto, tem constituído um grande desafio para mim tal facto. Contudo, devo dizer que tenho desenvolvido com um certo esforço o gosto pelo literário, não fosse este o motivo pelo qual vim aqui deixar patente que começo a sentir o belo e o estético da literatura, seja ela qual for.

Pois bem, num dos últimos livros que li, Segredos da Bíblia Perdida, encontrei um poema no início do capítulo 13. O poema é da autoria de William Ernest Henley, da sua obra Invictus:

"Da noite que me cobre
Negra como um fosso de pólo a pólo,
Agradeço aos deuses, quaisquer que sejam
A Minha alma inencível.

Nas garras da circunstância
Nunca vacilei nem gritei
E sob as agressões do acaso
A minha cabeça sangrou, mas nõa vergou.

Para além deste lugar de ódio e lágrimas
Apenas paira o Horror das Sombras
E no entanto a ameaça dos anos
Encontra-me, e encontrar-me-á, sem medo.

Não importa quão estreita é a porta
E carregado de castigos o manuscrito,
Eu sou o senhor do meu destino:
Seu sou o capitão da minh alma."

2 Comments:

Blogger Mila said...

Uau...

Esse poema é magnífico e apesar de adorar literatura não sou grande apreciadora de poesia...

quinta-feira, fevereiro 16, 2006 7:46:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Parabéns pelo poema, foi uma boa escolha. pode ser k este poema t conveça a gostar + de literatura.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 10:08:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home