segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Homem do Leme



É absolutamente fantástica a sensação e o ambiente que se viveu hoje (ontem, por que já passa da meia-noite) na sala de português. Coordenadas? Horas: 13.50. Sala:117.

O professor era eu e o conteúdo da aula é a matéria que eu mais gosto em toda a literatura de Português. 'Tou a deixar levar-me pela emoção. Bom.... O Velho do Restelo, O Adamastor, Vasco da Gama, "O Mostrengo"...enfim tudo se transformou num ambiente fantástico. Senti a minha fusão com a época e os alunos fundiram-se com a imagem transcrita pelos versos. No fim...da aula....sempre com a minha vontade de tentar demonstrar-lhe que a matéria que estudamos não está tão afastada de nós e que não é só aquilo que para ali está....passei o "Homem do Leme" dos Xutos & Pontapés.

Foi digno de ser gravado: absorvi toda a emoção que a letra demonstra...e melhor..os alunos também. Recordarei esta aula para o resto da minha vida. Fiquei satisfeito quando um aluno me disse, no final, que «brutal professor,...parecia qeu estávamos lá!!!».
Foi mais forte que eu....Os meus olhos encheram-se.

Senti-me grande; senti-me o maior (desculpem o egocentrismo). Foi o meu moemnto. O momento mais livre e mais saudável destes meses como professor. Servir aos alunos "Os Lusíadas" com a "Mensagem" é um luxo, um prazer, uma honra.

OBRIGADO a todos eles e a todos vós.

1 Comments:

Blogger Mila said...

Salvé Cesar Guilherme!
Não é apenas um momento, serão vários!

quinta-feira, fevereiro 08, 2007 8:28:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home